Projeto de transformação de materiais recicláveis

(Fonte: http://www.guardioesdomar.blogspot.com/)

A ONG Guardiões do Mar apresenta um histórico de gestão participativa e comunitária, onde alia a preservação ambiental, através do uso de material reciclável pós-consumo, tanto na área do artesanato (reaproveitamento), quanto na área do atacado (reciclagem).

O Mosaico Ecológico, a fabricação de móveis com PET, o Artesanato com Jornal e a produção de peças de decoração e utensílios para o lar com o uso de fibras naturais são Tecnologias Sociais (TS)nacionalmente conhecidas, capazes de gerar renda e ao mesmo tempo minimizar o impacto ambiental de resíduos sólidos no ambiente, aumentando o tempo de vida útil de Aterros, diminuindo o gasto energético para novas produções, não contribuindo com o aquecimento global, dentre outros aspectos positivos. Além disso, empregando mais que os 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), usando mais dois, Responsabilidade Social e Respeito ao Meio Ambiente.

Onde está sendo reaplicada: RJ. Em diversos municípios: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, entre outros.

MOSAICO ECOLOGICO

O Mosaico Ecológico, chamado por alguns também de Mosaico Social, é a substituição de ladrilhos e cerâmicas, na confecção de peças com cobertura de mosaico, por plásticos coloridos de embalagens, pós-consumo (frascos de cosméticos, produtos alimentícios, de limpeza, etc.). Esta técnica visa gerar renda com a transformação de um passivo ambiental em insumo. Uma das vantagens de uma Tecnologia Social (TS) é sua apropriação gratuita, possibilitando diferentes grupos de se beneficiarem com ela. O Mosaico ecológico é desenvolvido pela Cooperativa Manguezarte da Ilha de Itaoca em São Gonçalo/RJ.

CONFECÇÃO DE MÓVEIS E ARTESANATO COM JORNAL
O Artesanato com Jornal é uma variação extremamente profícua do emprego de um passivo ambiental como matéria prima de arte e utilitários. Também neste caso o objetivo foi aliar geração de renda e proteção ao ambiente, especificamente com preservação de flora e energia. As peças com jornal são confeccionadas pelo artesão Ednelson e pela Cooperativa Modelarte – Ateliê Mulheres das Pedrinhas, cuja sede fica no bairro Boa Vista em São Gonçalo/RJ.

FIBRAS NATURAIS
A produção de peças de decoração e utensílios para o lar com o uso de fibras naturais nasceu da necessidade de que comunidades sem acesso aos descartes freqüentes das grandes metrópoles tivessem possibilidade de gerar renda e empregar produtos naturais, que previamente fossem avaliados quanto ao impacto ambiental advindo de sua extração, para servirem de matéria prima para a fabricação de diversos produtos.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Ruth on outubro 27, 2010 at 5:30 pm

    Muitoooooo obg, é tudo legal e me ajudou d+ em um trabalho da minha escola que é E.M.A.F.A Rumo ao desenvolvimento Sustentavel,sou do rj cachoeiras de macacu.

    Responder

  2. Que bom, Ruth! A ideia do blog é mesmo ajudar as pessoas interessadas a encontrarem informações.
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços,
    Gina

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: